

Quer trabalhar com uma impressora 3D?
Então prepare-se para conhecer diferentes tecnologias, saber como se trabalha com estas impressoras e o que realmente pode fazer com elas.
Vamos revelar-lhe tudo o que precisa saber sobre impressoras 3D, para simplificar as suas escolhas e os seus projetos.
As impressoras 3D são equipamentos que imprimem objetos tridimensionais a partir de modelos digitais criados através de um software próprio (mais à frente explicamos como funciona).
Podem utilizar materiais como plástico, resina ou produtos alimentares.
Desde a prototipagem rápida até à produção em massa personalizada, estas máquinas marcam presença em diversos setores, incluindo a medicina, engenharia, arquitetura, moda, educação e hotelaria.
Vamos apresentar-lhe 3 principais tecnologias de impressoras 3D. Descubra as diferenças e o que esperar de cada uma delas.
Este tipo de impressora 3D utiliza filamentos de polímeros termoplásticos moldáveis para criar objetos tridimensionais camada por camada.
Os filamentos mais comuns são o ABS e o PLA, mas também pode optar por PETG, madeira, PVA ou filamentos flexíveis.
Por serem fáceis de usar e terem um custo acessível, são comuns em ateliers de decoração para produzir peças customizadas ou em escritórios de arquitetura para facilitar a construção de maquetes.
Curiosidade: as impressoras 3D são equipamentos bastante procurados para produções cinematográficas para criar miniaturas e adereços.
Uma impressora 3D de resina usa como matéria-prima a resina líquida.
A impressão 3D em resina é feita pelo processo de polimerização, em que a cura de uma resina fotossensível forma camadas até criar um objeto tridimensional.
É utilizada em aplicações que exigem alta precisão e detalhes finos, como joalharia, engenharia eletrotécnica e odontologia, para a criação de próteses, por exemplo.
A impressora 3D alimentar é projetada para produzir elementos tridimensionais comestíveis, utilizando ingredientes como geleias, cremes de frutas ou vegetais, e chocolate.
Assim como qualquer preparado em puré ou massa que não provoque o entupimento do bico do extrusor. Desta forma, pode até ser usada para evitar desperdícios alimentares.
Destaque-se da concorrência, com uma impressora 3D alimentar no seu restaurante pode oferecer experiências únicas e personalizadas aos seus clientes que os farão voltar.
Estes equipamentos são comuns em restauração, hotelaria ou serviços de catering para personalizar sobremesas, decorar pratos e produzir alimentos adaptados a necessidades dietéticas específicas.
Apesar das diferenças ao nível da tecnologia e materiais utilizados, as impressoras 3D são semelhantes quanto à forma como funcionam.
Claro que há modelos mais fáceis de utilizar do que outros, mas de um modo geral, basta um pouco de prática e o processo torna-se simples.
Separámos algumas ideias do que pode fazer com uma impressora 3D de filamentos, resina ou alimentar, para ficar com uma visão mais prática das funcionalidades destes equipamentos.
Depois de conhecer as tecnologias mais procuradas de impressoras 3D, como funcionam e o que fazem, falta saber onde comprar.
Na Fabriprint temos vários modelos disponíveis de filamentos, resina ou alimentar. Os preços variam consoante a tecnologia, dimensões e outras características específicas de cada equipamento.
Mas pode contar com os nossos profissionais experientes para ajudar a selecionar a impressora 3D profissional ou para uso doméstico que procura.
Além disso, na nossa loja online também pode adquirir os consumíveis necessários e confirmar a excelente relação preço/qualidade dos nossos produtos.
Beneficie do nosso acompanhamento e venha descobrir o universo revolucionário da impressão 3D.