

A Fabriprint é contactada amiúde por clientes que desconhecem as diferenças funcionais entre uma gravadora a laser e uma fresadora. Acompanhe este artigo para compreender melhor o que distingue estes equipamentos, os quais pode encontrar na loja online da Fabriprint.
Afinal, o que distingue uma gravadora a laser de uma fresadora?
Veja:
– A fresadora é uma máquina-ferramenta essencial no mundo do fabrico industrial, cujo princípio de funcionamento passa pela extração de pedaços de material através de uma ferramenta chamada “fresa” que funciona em alta rotação. A fresadora não só é usada para escavar madeira, pedra, acrílico e outros materiais sólidos, como também recortar, fazer acabamentos adicionais ou detalhes.
– A gravadora a laser, por outro lado, é um equipamento que funciona através de um feixe de energia gerado por uma lâmpada laser que permite fazer gravações e cortes minuciosos. Esta é geralmente usada para trabalhos como, por exemplo, adornar troféus, crachás identificativos de empresas, merchandising, etiquetas, crachás de identificação, etc. Se quiser utilizar metal numa gravadora a laser fica a saber que precisa de lhe dar um pré-tratamento. Veja o spray de pré-tratamento para metais.
Apesar de as funções de ambas serem muito semelhantes, a verdade é que possuem algumas diferenças. Para ter uma melhor perceção, vamos apresentar aquilo que as distingue, tendo em conta o seu desempenho em materiais como a madeira.
Ambos os equipamentos permitem a gravação e a marcação. Contudo, as principais diferenças assentam principalmente sobre a precisão do trabalho e, consequentemente, sobre a qualidade do produto final, o que deriva do processo de cada uma. Vamos debruçar-nos sobre algumas características que distingue as duas máquinas:
– Precisão de corte
Uma vez que o processo da fresadora é mecânico, ou seja, exige o contacto da fresa com o material, as bordas do corte terão um acabamento mais rugoso. Por outro lado, a gravadora a laser, pelo fato do seu processo de trabalho não entrar em contacto direto com o material, permite um acabamento liso e regular. Por isso, ao utilizar uma fresadora, a qualidade das bordas de corte ficará comprometida, ao contrário de um corte a laser que irá conferir contornos interiores sem riscos e detalhes precisos ao material a ser trabalhado.
– Qualidade do corte a longo do tempo
Pelas razões expostas, a qualidade de corte é diferente nas duas máquinas, devido ao desgaste da ferramenta, fresa, que contacta diretamente o material e que se vai desgastando. Por outro lado, na gravadora a laser só existe um feixe de energia que, ao incidir no material, provoca o seu recorte/corte sem que haja contato físico.
– Flexibilidade e personalização
A gravadora a laser possui uma grande flexibilidade, ao invés da fresadora, o que aumenta a variedade de recortes.
– Perda de matéria
Mais uma vez, uma das consequências do contacto direto com o material é o seu desgaste e desperdício. Além disso, cria sujidade à sua volta, o que é possível evitar com uma gravadora a laser.
Esperamos que as diferenças entre uma gravadora a laser e uma fresadora tenham ficado mais claras e que tenhamos facilitado a sua decisão na altura de escolher entre uma ou outra.
Caso tenha dúvidas sobre os nossos equipamentos, leia os nossos artigos, ou contacte-nos para informações mais detalhadas.