
Quando utilizar o ABS ou o PLA? Qual deles é melhor?
Actualmente, o PLA tem duas vantagens principais sobre o ABS: não emite gases nocivos, é inodoro, biodegradável, superfície brilhante, pelo que podem existir diversas impressoras a funcionar em espaço fechado, para além de um grande leque de cores: transparente, semitransparente, fluorescente…
O PLA permite fazer peças suaves, cantos afiados, saliências e pontes. Além disso, pode imprimir em todos os tipos de impressoras (não há necessidade de impressão a quente) e pode imprimir sem base.
Quais são as suas desvantagens em comparação com ABS? basicamente dois: não pode suportar altas temperaturas (começa a decompor-se por volta dos 50-60 graus Celsius) e o pós-processamento (mecanizar, pintar e, especialmente, colar) é muito mais complicado.
Isso faz com que, entre outras coisas seja muito mais difícil fazer grandes peças de PLA.
Em termos de preço o custo é bastante semelhante.
Em suma, o filamento ABS é o mais adequado para uso industrial, quando precisa imprimir grandes peças ou expor o material a altas temperaturas.
No entanto, e em conclusão, tanto o ABS e PLA são dois materiais perfeitos para uso doméstico, de modo que a decisão de optar por um ou outro irá depender do uso que quiser dar, tendo em conta a rigidez (ABS) ou a flexibilidade (PLA) que se pretenda.