

Ao longo do tempo vamos recebendo algumas dúvidas por parte dos nossos clientes relativamente a equipamentos ou até mesmo às diversas tecnologias com que estes trabalham, como por exemplo a impressão térmica. Na Fabriprint estamos atentos às dúvidas que subsistem. É por este motivo que este artigo tem em conta aspetos importantes sobre a tecnologia acima referida, pois só assim conseguimos responder ao maior número de questões levantadas pela impressão térmica.
O que é a transferência térmica?
A impressão de etiquetas ou códigos de barras por transferência térmica (TT), funciona pela combinação de uma impressora de cabeça térmica, uma fita revestida e um suporte de impressão. A tinta da fita é transferida para a etiqueta durante a sua passagem sob a cabeça de impressão (calor).
Uma impressora térmica é um equipamento que utiliza o calor como meio para imprimir a imagem ou o texto no papel e, por isso, não necessita de tinta nem de toner, somente de um papel térmico. Quando falamos de transferência térmica referimo-nos à tecnologia de impressão mais popular entre os profissionais que pretendem inserir informações em etiquetas, como por exemplo códigos de barras, logotipos, textos, prazos de validade, números de lote, etc.. No fundo, trata-se de imprimir elementos que são fundamentais para a completa e exigida identificação dos produtos, ou seja, o rastreio necessário do seu ciclo de vida e as informações essenciais do produto aos utilizadores finais.
Como funciona a transferência ou impressão térmica?
O processo é muito simples: a fita de impressão passa por baixo da cabeça de impressão e o calor emanado provoca a transferência da tinta para a etiqueta. Após a transferência da tinta para o substrato, a mesma seca rapidamente e permite, assim a fixação de dados como códigos de barras, textos, numerações, etc.
A transferência térmica é um processo de impressão rápido, controlado através de um software específico que permite a transmissão de dados e informações que identificam cada produto.
Se precisa de etiquetar os seus produtos ou criar etiquetas para os seus clientes, então pode consultar aqui a impressora que melhor se adequa às suas necessidades, bem como as etiquetas necessárias.
A simplicidade da impressão por transferência térmica
Para garantir uma impressão de qualidade é essencial possuir os seguintes elementos:
– uma impressora de transferência térmica;
– um suporte de impressão (consumível);
– uma fita térmica.
É da conjugação destes três elementos que todo este processo se torna numa tecnologia de impressão particularmente adequada às exigências de todas os sectores industriais ou do comércio: distribuição, logística, agroalimentar, saúde, eletrónica, equipamentos, eletrodomésticos, automóvel, ferramentas, química, farmacêutica, cosmética, hortícola, têxtil, entre muitas outras.
Os suportes de impressão de Transferência Térmica
A transferência térmica é muito utilizada para a impressão de etiquetas e é compatível com inúmeras superfícies e suportes. A qualidade e durabilidade da impressão dependem da perfeita adequação entre a fita e o tipo de etiqueta selecionada.
Eis uma visão geral das principais famílias de suportes usados em Transferência Térmica:
VELINO – suporte standard a imitar o pergaminho mate. É um dos tipos de suporte de impressão mais usados, em particular na Europa e na América Latina.
PAPEL COUCHÉ – é menos áspero que o velino, mas mais branco e está disponível com um acabamento mate ou brilhante.
MATERIAIS SINTÉTICOS – são os mais utilizados em ambientes inóspitos, pois resistem a rasgos, humidade, tensões e fricções. Preferidos para a etiquetagem de vestuário e acessórios.
Vantagens da transferência térmica:
– As impressoras de etiquetas ou código de barras estão perfeitamente adaptadas aos ambientes industriais, pelo que são robustas;
– Possuem a capacidade para imprimir sobre numerosos suportes de impressão: papéis, sintéticos ou têxteis;
– A impressora necessita de uma baixa manutenção graças à robustez dos materiais e ao revestimento da fita de TT que protege por mais tempo a cabeça de impressão;
– Simplicidade de uso e de substituição dos consumíveis;
– Excelente qualidade de impressão (alta resolução, delicadeza e nitidez dos caracteres) mesmo em alta velocidade;
– Em função da fita escolhida, a TT oferece excelentes níveis de resistência: abrasão, luz, temperatura, solventes;
– Velocidade de impressão compatível com o elevado ritmo de algumas linhas de fabrico ou de embalagem;
– Baixo custo de impressão;
– Limpeza do processo;
– Segurança no trabalho.
Conclusão:
A impressão por transferência térmica é uma tecnologia particularmente adequada para a impressão de etiquetas em meio industrial. A TT permite responder aos condicionamentos de aplicações muito diferentes: desde a solução mais barata com uma curta duração de vida, até à solução mais durável e altamente resistente. Se o seu negócio tem a exigência de impressão de etiquetas de identificação ou de código de barras, pela qualidade e fiabilidade, a Transferência Térmica é a solução.
Esperamos que este artigo tenha servido como resposta às suas dúvidas! De qualquer modo, caso entenda que escapou alguma coisa, não hesite em contatar a nossa equipa técnica para responder às suas questões.