Já ouviu falar de cartões de PVC? Pode não estar a relacionar, mas de certeza que guarda, pelo menos um, na carteira: o cartão de cidadão. São aqueles cartões rígido que utilizamos diariamente quando vamos ao multibanco, os cartões de identificação, de fidelização, etc. No fundo, para quase todas as situações de controlo a resposta pode ser “cartão de PVC”.
Na loja online da Fabriprint encontra tanto packs de cartões de PVC, como a impressora ideal para a personalização dos mesmos.
Os cartões de PVC são, geralmente, considerados a melhor solução para a produção de cartões de identificação devido à sua durabilidade, flexibilidade e fácil personalização. Para além disso, a apresentação de cartões de identificação ou controlo, em PVC, não só os torna mais difíceis de reproduzir, como também projeta uma imagem profissional e de qualidade da empresa. Para um visitante ou um cliente que recebe um cartão de fidelização, a entrega de um cartão durável e com boa apresentação, causará sempre uma boa primeira impressão.
Se quer saber o que é este PVC de que tanto se fala, continue a ler este artigo para saber mais sobre os tipos de cartões de PVC que pode encontrar no mercado.
O que significa PVC?
PVC é um forte polímero de plástico, o qual se encontra numa grande percentagem de artigos que nos rodeiam, como por exemplo: frascos, contentores de produtos de higiene pessoal, recipientes de comida e também em casacos para a chuva, botas e muito mais.
O que PVC significa, ao certo, é cloreto de polivinila e a sua sigla deriva da sua designação em inglês: Polyvinyl Chloride.
Quais são os modelos de cartões de PVC?
SIMPLES
Os cartões de PVC simples são aqueles nos quais apenas é feita a impressão na sua superfície.
Exemplo: cartões de fidelidade, cartões de visita, cartões de identificação, etc.
BANDA MAGNÉTICA
Nos cartões com banda magnética, as partículas são armazenadas em sentidos diferentes, de acordo com a informação. Ou seja, toda a informação fica armazenada nessa banda.
Exemplo: cartões de controlo de identificação, cartão de ponto, cartões de acesso na hotelaria, etc.
RFID
O significado desta sigla é “Radio-Frequency IDentification”, o que significa que é utilizada a frequência de rádio para captar informações por meio de etiquetas RFID. A função desta etiqueta é a identificação do objeto, incluindo todas as informações relevantes do equipamento em questão. A leitura dessas informações é realizada por uma antena. Estes cartões podem ser gravados e regravados diversas vezes, pelo que as informações podem ser usadas em múltiplas aplicações.
MIFARE
Esta é uma tecnologia de Smart Card, sem contato físico, desenvolvida pela Phillips em 2006. Consiste num cartão de PVC com um chip de pequena capacidade de memória e uma antena interna que sinaliza a aproximação do leitor de campo magnético, identificado pela frequência do cartão (RFID). A sua frequência de trabalho é de 13,56 MHz, com capacidade de leitura e de escrita.
Exemplo: cartões de controlo de acesso, controlo em transportes, cartões de fidelidade, etc.
Agora que está mais familiarizado com os modelos de cartões PVC já pode selecionar o modelo de cartão que precisa e, a seguir, adquirir uma das impressoras para cartões, disponíveis na Fabriprint, o que lhe permitirá imprimir textos, fotografias e logótipos com a máxima precisão. Se pretender codificar as informações dos nossos cartões, contate os nossos técnicos.