O vinil flex é um dos materiais mais populares na personalização de têxteis, pela sua versatilidade e capacidade de tornar cada peça única.
Apesar das várias vantagens que este material reúne, podem surgir algumas complicações na hora da sua aplicação, como: falta de aderência, problemas ao remover a película adesiva ou manchas no vinil devido aos corantes das cores escuras nos tecidos.
Aprenda a aplicar vinil flex e a evitar essas complicações com a leitura deste artigo.
O que é o Vinil Flex?
O vinil flex é um composto termoplástico poliuretano, ou seja, um material plástico, flexível e termo adesivo.
A aderência deste material aos tecidos é feita com uma prensa térmica ou um ferro de engomar. A combinação do calor com a pressão permite que o vinil flex derreta e se funda com o têxtil.
Existem 2 tipos de vinil flex:
Recorte: só precisa da plotter de corte, com ela faz o design e, sem necessidade de imprimir, recorta a imagem diretamente no vinil.

Imprimível: imprime-se o desenho no vinil com uma impressora ecosolvente ou jato de tinta e depois recorta-se com a plotter de corte.

Quais as principais características do Vinil Flex?
Os negócios de têxteis personalizados ganham vida e brilho com o vinil flex, graças às suas características. São elas:
- Flexibilidade: por ser um material elástico, o vinil flex é flexível e moldável a diferentes texturas, por isso, pode ser aplicado em vários tipos de tecidos como: algodão, poliéster, nylon, couro, ganga, entre outros.
- Multiplicidade de cores e texturas: desde as cores básicas ao metalizado, glitter, néon, refletor e outros efeitos especiais como o flock com um toque aveludado, por exemplo. São várias as opções para manter a originalidade das suas peças.
- Versatilidade: permite criar designs de arte popular ou mais elegante, assim como, usar caligrafia e imagens com detalhes.
- Fácil de aplicar: com uma prensa térmica derrete e une o vinil flex ao tecido. Em alguns casos pode usar o ferro de engomar, mas deve confirmar sempre nas instruções do vinil flex escolhido.
- Durabilidade: este material funde-se com as fibras do tecido tornando-o resistente a lavagens regulares sem se estragar ou perder o brilho, por mais de 4 anos.
Como aplicar Vinil Flex em têxteis na perfeição? 6 dicas práticas!
1 – Adesão perfeita
Antes de adquirir o vinil flex confirme a compatibilidade com o tipo de tecido que vai estampar para garantir uma boa aderência ao algodão, poliéster, couro, entre outros.
Aplique o vinil flex com a pressão, temperatura e tempo indicados nas instruções. É fundamental seguir sempre as instruções do material para evitar o descolamento do vinil flex durante e após a estampagem e conseguir um resultado sem falhas.
2 – Aplicação de várias camadas
Quer aplicar várias camadas para criar diferentes efeitos visuais e usar mais do que uma cor? Use vinil flex com as mesmas características, isto é, todas as camadas devem ser para despelicular a quente ou a frio e serem compatíveis com o tecido.
No caso de querer aplicar um vinil de efeito metalizado com outro diferente, o metalizado deve ser colocado sempre na camada superior para garantir o efeito desejado.
3 – Sem migração de cores
Vai estampar tecidos escuros? Evite que o corante escuro desprenda-se das fibras devido ao calor da prensa e passe para o vinil, causando manchas. Opte por uma das seguintes práticas:
- Use vinil bloqueador: escolha um produto de grande opacidade e com maior resistência ou coloque outra camada;
- Aplique vinil têxtil Poly-Flex turbo: este produto permite aplicações rápidas e a baixas temperaturas, impedindo que a cor do tecido se solte e tinja o vinil.
4 – Corte fácil
Siga sempre à risca as instruções do manual da plotter de corte para evitar desperdícios de vinil flex com eventuais falhas nos cortes.
Conheça alguns conselhos de utilização para um corte preciso:
- Coloque o vinil para cima e o suporte mais grosso para baixo;
- Verifique se a lâmina está bem inserida e sem desgaste, sobretudo quando é usada de forma regular para cortar vinil grosso como o glitter.
- Use a lâmina adequada ao vinil que vai cortar. A maioria dos vinis é cortada com uma lâmina de 45º. Contudo, para vinis densos como flock ou fatty é necessária uma lâmina de 60º.
5 – Remoção da película adesiva
Chegou o momento de retirar a película adesiva do vinil! Para que o trabalho fique incrível e sem quaisquer danos, aconselhamos o seguinte:
Verifique se o recorte atingiu o vinil e a camada adesiva;
Recorte com a pressão suficiente, mas sem cortar a base de corte;
Realize um teste de corte e retire a película para confirmar a profundidade e pressão necessárias para fazer o trabalho.
6 – Resistência às Lavagens
O vinil flex aderiu e ficou perfeito! Agora é preciso alguns cuidados com as lavagens para garantir a durabilidade do estampado, sem rugas ou estragos, durante muito tempo.
Por isso, recomenda-se que:
- Use o programa de máquina para lavagem delicada;
- Coloque a peça virada do avesso;
- Lave com água fria.
Agora que já sabe como aplicar vinil flex, coloque em ação estas boas práticas e foque-se na criatividade dos seus artigos personalizados!
Encontre todos os equipamentos e consumíveis que precisa para começar ou ampliar o seu negócio: plotters de corte, prensas térmicas e vários tipos de vinil flex na Fabriprint. Visite a loja online ou o nosso showroom em Algés.
[jaw_cta button_text=”Entre em contacto com a Fabriprint” link=”https://www.fabriprint.pt/contact/” target=”_blank” cta_button_possition=”bottom” color=”#ffffff” text_color=”#ffffff” cta_button_bg_color=”#ae65a9″ cta_button_font_color=”#ffffff” cta_button_size=”btn-large” ][jaw_clear]