

A Fabriprint é muitas vezes contactada para esclarecer a dúvida sobre qual o catálogo da Pantone adequado é que deve ser adquirido. Entre outras, questões relativas à escolha do sistema de cores e impressão offset ou digital.
Por esse motivo, hoje abordamos os sistemas de cores com o intuito de prestar algumas dicas esclarecedoras, reunimos as principais vantagens e desvantagens de cada método para uma melhor compreensão.
Revisitemos os princípios básicos, ou seja, a diferença entre os três sistemas de cores – Pantone, CMYK e RGB – em que não sendo nenhum melhor que o outro, o critério de seleção é a sua utilização.
Pantone – deve ser utilizado no caso de impressões com cores especiais da escala PANTONE®, normalmente utilizada em materiais de papelaria e outras peças gráficas em que é fundamental manter a fidelidade da cor, ou seja, se vai fazer impressões em grandes quantidades é fundamental que todas as impressões: papéis timbrados, cartões de visita, etc, mantenham a cor sem variações para preservar a identidade visual de sua empresa. Esta é a opção indicada!
O Pantone foi originalmente criado em 1963 para criar um padrão de cores para impressão. As cores Pantone criam uma linguagem comum, em que a correspondência de cores está padronizada para facilitar a comunicação e obter sempre a cor certa!
Embora a conversão de cores da tela para impressão nunca corresponda perfeitamente, o Pantone lançou ferramentas para designers e profissionais da área gráfica, que permitem transferir as cores Pantone para os usos digital e de impressão.
As cores Pantone são identificadas por um número fixo e num padrão de cores. Existem mais de 1.000 cores Pantone que cobrem o espectro, e cada uma possui uma etiqueta específica. Para preencher a lacuna de uma uniformização da calibração das impressoras, existe um subconjunto especial de cores Pantone reproduzíveis com o CMYK , sendo que a maioria das cores Pantone não é reproduzível por CMYK.
CMYK – este sistema também é utilizado para materiais impressos, mas mantém o sistema de mistura de cores tradicional, presente tanto nas gráficas quanto nas impressoras para uso doméstico. O custo da impressão é mais acessível, mas é importante saber que as cores nunca sairão 100% exactas, visto haver variação na mistura de cores realizada pela impressora no momento da impressão e depender do tipo de papel, acabamento, entre outras coisas.
RGB – adequado a apresentação em écrans, pelo que é apropriado a peças digitais: sites, vídeos e apresentações.
A Pantone possui diversos tipo de catálogos, atualizados de tempos em tempos. Cada tipo de catálogo tem uma função específica para a área gráfica. Os mais comuns e utilizados são os catálogos de cores sólidas COATED para papeis revestidos como o Couché e o UNCOATED para papeis não revestidos, como o Offset. Além disso, há também os catálogos com as paletas PASTEL, NEON e METALLICS e diversos para outras áreas.
Com um catálogo de tintas em mãos ou na tela do computador, programas como o Corel Draw, InDesign e Illustrator permitem visualizar e escolher a cor em que um documento será impresso.
Biblioteca de Pantone:
· PANTONE+ CMYK Coated
· PANTONE+ CMYK Uncoated
· PANTONE+ Color Bridge Coated
· PANTONE+ Color Bridge Uncoated
· PANTONE+ Metallic Coated
· PANTONE+ Pastels & Neons Coated
· PANTONE+ Pastels & Neons Uncoated
· PANTONE+ Premium Metallics Coated
· PANTONE+ Solid Coated
· PANTONE+ Solid Uncoated
Aconselhamos a consulta do Manual do Usuário para ficar esclarecido sobre as suas escolhas.
Deseja encomendar consumíveis para a impressão dos seus projectos?
Consulte o nosso site em Fabriprint e faça já a sua encomenda!