
As técnicas de estampagem disponíveis no mercado são inúmeras, mas, de entre todas, o transfer é uma das mais divulgadas e populares devido ao baixo custo de investimento inicial e também pelo facto de proporcionar resultados incríveis para uma larga série de materiais. Na Fabriprint encontra todos os equipamentos e consumíveis para pôr em prática a personalização por transferência.
Mas o que é o transfer?
Transfer é a abreviatura do termo “transferência” e é mesmo disso que se trata: transferir uma imagem do papel para a superfície de variados tecidos ou outras superfícies, como por exemplo canecas, canetas, bolas, etc.
Este é um dos métodos mais simples quer para quem deseja iniciar um negócio de estampagem, quer para quem deseja alargar a sua atividade empresarial para a personalização de artigos e merchandising.
Que tecnologia de impressão pode utilizar?
De acordo com o material a estampar e a qualidade exigida, assim deve ser feita a seleção da impressora – a jato de tinta, ou a laser. Mas esteja atento: o transfer tem de ser adequado.
Algumas dicas
Se escolher uma impressora inkjet (jato de tinta), selecione uma que possua boa qualidade, pois o trabalho final depende, em grande parte, da impressão;
Se tem capacidade de investimento para uma qualidade e durabilidade superiores, então selecione uma impressora a laser para transfers, com ou sem toner branco;
– Se optar por uma impressão com toner branco, veja aqui as opções adequadas para tal;
Caso o seu objetivo seja iniciar a atividade sem recorrer a um investimento tão grande, escolha um dos packs promocionais com impressora a laser, os quais integram, também, uma plotter de corte e a prensa térmica;
– Se quer iniciar a sua atividade com impressão a jato de tinta, aconselhamos o Pack Estampagem A4 a Jato de Tinta.
Outra das preocupações que deve ter na escolha do transfer é a cor base do artigo, ou seja, a cor do fundo, pois existe uma diferenciação entre os transfers para fundo claro e para fundo escuro. Veja aqui aqueles que são adequados para jato de tinta
– Se escolher a impressão a laser, deve também ter em conta o tipo de substrato. Consulte os vários tipos de transfers aqui.
– O papel transfer contém uma película especial na sua superfície. Por isso, quando o material é sujeito a pressão e altas temperaturas, a imagem separa-se e adere ao mídia.
No processo de estampagem com transfer, o mais importante é o papel que é utilizado e não propriamente a tinta/toner. Isso deve-se ao facto dos elementos responsáveis pela fixação da imagem serem o conjunto do papel e película.
Como funciona?
Agora que já dissemos quais são as precauções fundamentais na escolha dos transfers, vamos esclarecer quais são as 8 etapas do processo. Veja:
1 – Escolher a imagem que será estampada;
2 – Espelhar a ilustração/imagem, antes de ser impressa;
3 – Imprimir a ilustração no papel especial para transfer;
4 – Recortar a imagem na plotter de corte, caso não utilize transfer “no cut”;
5 – Colocar o artigo na prensa de estampagem;
6 – Colocar o papel para transfer sobre a peça;
7 – Fechar a prensa já com o tempo e a temperatura reguladas;
8 – Retirar o transfer após a conclusão do tempo previsto.
E assim se conclui o processo de estampagem por transfer. Vai notar que o tecido não foi tingido, mas sim, impresso. Por esse motivo, ficará com um aspeto mais “duro” na região onde está localizada a imagem, o que se deve ao facto do transfer aplicar uma película de papel e não tinta sobre o mídia.
Todos os processos apresentam vantagens e desvantagens. Neste caso, quais são? Veja as principais:
Vantagens
– É possível estampar a quantidade de peças que desejar – um transfer por artigo;
– Baixo investimento;
– Boa oportunidade de lucro;
– O transfer pode ser utilizado sobre variadas tonalidades, sejam claras, ou escuras;
– Além do têxtil, o processo pode ser usado em outros materiais, como por exemplo borracha, plástico, cerâmica e azulejo.
Desvantagens
– A durabilidade não é muito longa;
– Após algumas lavagens as cores podem esbater.
Como pode ver, há mais vantagens do que desvantagens. Por isso, escolha a técnica do transfer para iniciar a sua atividade ou expandir o seu negócio neste ramo!